Jucis.DF capacita servidores das RAs

A equipe da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis.DF) fez, por videoconferência, uma série de treinamentos esta semana para os servidores da área de análise das 33 administrações regionais sobre a utilização do sistema integrador para a realização da viabilidade de endereço das empresas.

De terça (19) a quinta-feira (21), os servidores puderam trocar experiências e tirar dúvidas com a coordenadora de Integração, Juliana Dato, e o gerente de Inovação Tecnológica, Rafael Linhares, da Jucis.DF, e Roberto Machado de Oliveira, da equipe de desenvolvimento do sistema integrador.

Além de dúvidas, os participantes apresentaram várias opiniões para o aprimoramento do sistema. “Com essas sugestões, vamos fazer melhorias no sistema para que nossa entrega à população seja cada dia melhor. Pois somos todos do mesmo time e com o mesmo objetivo: facilitar a vida do empresário”, ressaltou Oliveira.

Aprimoramento e padronização da entrega nas administrações
Uma das missões que a Jucis.DF recebeu quando veio para a gestão do governo local foi melhorar e agilizar o processo de abertura de empreendimentos na capital do País. Em menos de seis meses, todos os serviços da autarquia foram totalmente digitalizados, reduzindo o tempo de análise de, em média, um mês para menos de uma hora. Primeiro desafio cumprido, começou-se o seguinte: auxiliar no aprimoramento e padronização da entrega nas administrações.

Em parceria com as secretarias executiva das Cidades, de Desenvolvimento Urbano e Habitação e agora com a de Empreendedorismo, entre fevereiro e março, uma equipe da Jucis.DF iniciou o trabalho de visitar as administrações e catalogar as dificuldades em cada região. Porém, por causa das medidas do governo do Distrito Federal para conter a disseminação do Covid-19, a reunião com a equipe da Administração Regional do Plano Piloto foi feita por videoconferência.

Incompatibilidades na legislação territorial, indicação incorreta de endereços, preenchimento errôneo de dados no sistema e problemas de internet foram alguns dos gargalos apontados para alcançar um melhor desempenho dos setores de registro.

Os treinamentos promovidos esta semana foram mais uma etapa nesse processo de aprimoramento nas administrações regionais.

Sistema Integrador
O sistema integrador reúne no ambiente digital os responsáveis pelo processo de abertura, alteração e baixa de empreendimentos, no caso a Jucis.DF; pelas inscrições tributárias, representados pelas Secretaria de Economia do DF e Receita Federal do Brasil; e pela viabilidade e licenciamento de empresas, que são as 33 administrações regionais e os órgãos licenciadores.

O sistema integrador faz parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem a coordenação e presidência no DF sob a responsabilidade da Junta Comercial.