Junta Comercial 100% Digital é lançada

Daqui a algum tempo, ninguém lembrará mais das longas filas na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis.DF). Isso faz parte do passado. Nesta quarta-feira (18) foram lançados os serviços 100% digitais da autarquia. A partir de agora, empresários e contadores poderão resolver todos os processos que envolvem abertura, alteração, regularização ou extinção de negócios exclusivamente pela internet.

Mas não acabou o atendimento presencial. Porém, ele passa a ser feito só por agendamento pelo site da Jucis.DF. E também está disponível um chat on-line e uma página com mais de 200 Perguntas e Respostas para facilitar ao máximo a vida do empresariado local.

O processo de digitalização era uma reivindicação antiga dos empresários brasilienses e foi um dos compromissos firmados entre o governador Ibaneis Rocha e o presidente da Jucis.DF, Walid Sariedine, em julho deste ano quando o governo federal passou a gestão do órgão para o GDF.

Momento histórico
Este momento histórico, até então a Junta Comercial do DF era a única a não ser totalmente digitalizada, foi comemorado com solenidade na manhã de hoje. Participaram do evento, autoridades, empresários e presidentes de entidades representativas.

“A partir de hoje, a Junta Comercial não recebe mais documentos em papel nem será mais lembrada pelas longas e demoradas filas”, ressaltou o presidente da Jucis.DF.

No discurso, Sariedine também anunciou a assinatura de convênio com o Sebrae Nacional para desenvolver projeto-piloto para a criação de novas tecnologias de integração da Redesim. “Faremos isso sediando um polo tecnológico do projeto e garantindo mais de 50 empregos diretos no DF.”

O presidente da Jucis.DF também anunciou a assinatura de convênio com o Banco de Brasília (BRB) para instalar uma agência do banco no prédio da Junta Comercial.

Descerramento da placa e homenagens
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho, tanto a transferência da Junta Comercial para o DF quanto sua modernização eram aguardadas há décadas pelo empresariado local.

“Temos a decisão de fazer o melhor com a urgência e pragmatismo requeridos para tornar o governo no mais moderno e mais eficiente”, disse. “O desenvolvimento é uma obra de todos, e não apenas do governo. A Junta nasce para ser aliada, parceira e amiga do empresariado”, reforçou Coutinho.

O vice-governador Paco Britto afirmou que “dar apoio e criar condições para que o empresariado do DF se desenvolva com segurança jurídica e sem burocracia sempre será uma prioridade para o governo Ibaneis”. Além disso, reforçou que a Junta Comercial, como autarquia do GDF, continuará aprimorando seus serviços para que seja referência para o Brasil.

Paco lembrou que a escolha do presidente e vice da autarquia foi com o consenso do setor produtivo e, chancelado pela Câmara Legislativa, mostrando a harmonia entre os Poderes.

No evento, foi entregue o Mérito Junta Comercial para empresários, autoridades e representantes de entidades representativas que ajudam constantemente no fomento da economia do DF.

E, para finalizar, foi descerrada a tão aguardada placa de inauguração da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF pelo vice-governador Paco Britto.

* Fotos: Fabiano Neves/Secretaria de Economia do DF

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, nossa finalidade é proporcionar o adequado uso das tecnologias aplicadas nos sistemas, sem qualquer coleta de dados para personalização de publicidade ou recomendação de conteúdo. Assim, destacamos que ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política. Veja mais sobre a Política de cookies e privacidade clicando aqui