Suspensão das atividades é ampliada até 18 de maio

O Governo do Distrito Federal decidiu ampliar por mais 10 dias a reabertura do comércio. A medida foi anunciada por meio do Decreto nº40.694, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (7). A decisão do Executivo local foi tomada como precaução, já que empresários estão com dificuldade em testar os empregados e ainda em adquirir os equipamentos de segurança necessários para a retomada das atividades.

Até o momento, o Distrito Federal registrou 35 mortes motivadas pela infecção, além de 2.046 casos. Levantamentos elaborados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com as pastas de segurança pública e de saúde, mostram que a curva de infecção distrital por Covid-19 segue sob controle.

Segundo o terceiro boletim da Codeplan, apresentado no início desta semana, a curva de contaminação do novo coronavírus no Distrito Federal está se estabilizando após quase dois meses do primeiro caso confirmado na capital. No entanto, o texto destaca que ainda é necessário cautela para liberação total da circulação nas ruas.

O texto alerta ainda para o fato de que o Distrito Federal ocupa a 9ª posição em número de óbitos por 100 mil habitantes se comparado às demais unidades da Federação.

Testagem em massa
O Executivo local também se empenha ampliando o número de exames de detecção da doença. Até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde, mais de 47 mil pessoas com sintomas do Covid-19 já foram testadas. Desde segunda-feira (4), novos pontos de testagem em massa foram abertos no Gama e Planaltina. Com isso, dez locais estarão disponíveis à população do DF para verificar possível infecção do vírus.  

Lista dos dez pontos de testagem:

Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:

– Unieuro

Para moradores das asas Sul e Norte, Sudoeste, Cruzeiro/Octogonal e Noroeste:

– Estacionamento 13 do Parque da Cidade

Para moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:

– Paróquia São Pedro de Alcântara (Setor de Habitações Individuais Sul EQI 7/9, Lago Sul)

Para moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:

– Iguatemi Shopping

Para moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:

– ParkShopping

Para moradores de Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente:

– IESB Unidade Ceilândia

Para moradores de Ceilândia e Taguatinga:

– JK Shopping

Para moradores de Sobradinho I, II e Fercal:

– SESI (AE 03, Lotes A/F, Quadra 13, Parque dos Jequitibás, Sobradinho)

Para moradores de Planaltina:

– Loja Maçônica 7 de Setembro, próxima ao Hospital Regional de Planaltina

Para moradores do Gama e Santa Maria:

– Estádio Bezerrão

 

* Fonte: Agência Brasília/ Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, nossa finalidade é proporcionar o adequado uso das tecnologias aplicadas nos sistemas, sem qualquer coleta de dados para personalização de publicidade ou recomendação de conteúdo. Assim, destacamos que ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política. Veja mais sobre a Política de cookies e privacidade clicando aqui